A humanidade está carente de espiritualidade, e só podem distribuí-la com qualidade aqueles que conhecem a nossa Doutrina. Os trabalhos espirituais são muito belos, mas para serem eficazes precisam ser bem compreendidos e executados.

A vida na Terra é um campo aberto de estudos que não têm fim - Por Antônio Cottas

A vida na Terra é um campo aberto para estudos aprofundados. São estudos que não têm fim, porque o espírito encarnado, com sua capacidade de raciocinar, que é infinita, desenvolve aptidões, com ponderação, moderação, justiça e valor. Através desses estudos, pre­para-se para se projetar na imensidão do Astral Superior, não precisando encarnar mais, pois nos campos elevados da espiritualidade tudo é luz, tudo é perfeição.

No vai e vem secular das reencarnações, o espírito terá sempre um terreno vasto de aprendizagem. Aos poucos, destacando-se sem vaidades, o ser em evolução no planeta ganha projeção entre outros indivíduos, que irão admirar sua luta. Seus exemplos, e os daqueles que muito fizeram pelo Racionalismo Cristão, são motivo forte para o estudo da Doutrina.


O conhecimento da vida fora da matéria dá ao ser humano a certeza de que terá sempre pela frente muito para investigar. Antes de se dizer espiritualista, tem que pensar duas ou mais vezes, para concluir se realmente é ou não seguidor dos princípios doutrinários, porque o espiritualista não quer saber da vida alheia, nem se preocupa tampouco se querem saber da sua, pois cada um deve tratar da própria existência, tem obrigação de zelar por ela. A pessoa que realmente se aprofunda no estudo da espiritualidade com vontade de vencer suas limitações não admite mentiras, traições e demais procedimentos que mancham o corpo fluídico do espírito.

Assim sendo, os dias passam e as pessoas vão refletindo melhor. Através do desenvolvimento da espiritualidade, aos poucos tomam noção do que ignoravam, porque o raciocínio está alerta, a inteligência se volta para a ciência, a cultura, abrange, enfim, outras áreas de interesse.

Se o espírito vem à Ter­ra, se encarna, com os conhecimentos da vida fora da matéria, todos têm por obrigação melhorar aos poucos os atributos que formam a bagagem espiritual, porque o progresso não se faz de uma vez. Se os seres humanos não são iguais, como sabemos, o que então devem fazer? Erguem-se espiritualmente, para melhor compreenderem e cumprirem seus deveres, respeitando-se mutuamente, para terem valor. E assim, unidos, muito farão pelo próprio progresso no planeta.
As obras literárias publicadas pelo Racionalismo Cristão nada impõem, mas aconselham, proporcionando aos leitores os ensinamentos de que precisam para realmente viverem melhor. São livros que estão ao alcance da compreensão de todos.

Entre outros, o livro intitulado A vida fora da matéria é texto para estudo por parte dos que desejam desenvolver a espiritualidade mais rapidamente. Viver com honradez, conforme orientamos, implica não falar de quem quer que seja, não pensar nem agir mal, não se perturbar por qualquer coisa, às vezes até por nada. O ser humano honrado e ponderado analisa os fatos com firmeza inabalável, cala quando deve calar e exprime suas ideias quando há ocasião para isso.

O espiritualista sabe o que quer. É desapegado das coisas materiais, do que é vulgar, sem valor, que já poderiam pertencer a um passado remoto, mas, como se costuma dizer, é preciso dar tempo ao tempo.

Novas reencarnações virão, a fim de que os indivíduos despertem para a espiritualidade, caminhando sem discussões, sem aborrecimentos, sem acusações recíprocas, sem ouvir os disse-que-disse tão próprios das pessoas que têm a mente ocupada somente com assuntos irrelevantes.

Façam um exame de consciência e poderão sentir essas palavras como certas e seguras, para o próprio bem-estar.

A vida na Terra é um campo aberto de estudos que não têm fim
Por Antônio Cottas

Fonte: RC NO MUNDO